Joalheria e Ótica Realce

INFORMAÇÕES e CURIOSIDADES


 

CARACTERÍSTICAS DOS RELÓGIOS À PROVA D'ÁGUA

O movimento de um relógio é uma pequena e delicada máquina que deve ser protegida contra a água, suor, humidade e poeiras. A caixa de um relógio resistente à água possui selagens na zona do vidro, na coroa e no fundo da caixa, especificamente concebidas para garantir a estanquicidade e a integridade do relógio.

De uma forma geral os relógios designados como resistentes à água estão protegidos contra uma exposição acidental a líquidos, tal como a que ocorre durante a lavagem de mãos ou durante uma chuvada. Para a prática de uma actividade aquática, desportiva ou profissional, torna-se necessário possuir relógios especificamente concebidos para o efeito.

A pressão exercida pela água sobre o relógio pode medir-se em atmosferas (atm) ou em metros de coluna de água (m), correspondendo 1 atmosfera a 10 metros de coluna de água. Para melhor se compreender o que significam os valores das pressões indicados pelos fabricantes de relógios, deve considerar-se o seguinte:

Water-resistant 30 m (3 atm): relógio resistente a espirros acidentais de água
Water-resistant 50 m (5 atm): relógio que pode ser usado no banho de chuveiro
Water-resistant 100 m (10 atm): relógio adequado para natação e banhos na praia
Water-resistant 200 m (20 atm): relógio adequado para mergulho

LEMBRE-SE : Mesmo os relógios a prova d'água não devem ser usados em banhos de chuveiro ou banheira, pois o shampoo e a alta temperatura da água danificam as vedações, causando principalmente a condensação de ar dentro do relógio.